Você deveria se preocupar com a Luz Azul?

Quando você olha para uma tela por horas de cada vez, seja um computador, TV, telefone ou tablet, você é exposto à luz azul do dispositivo. Manchetes alarmistas afirmam que a luz azul de muito tempo de tela está nos cegando. Mas não há evidência científica de que a luz azul dos dispositivos digitais cause danos ao seu olho.

Por que meus olhos doem quando olham para uma tela?

O desconforto que algumas pessoas têm depois de olhar para as telas é provavelmente tensão digital dos olhos. A maioria de nós pisca menos quando olha para as telas, causando tensão nos olhos e olhos secos, diz Rahul Khurana, MD, porta-voz da Academia Americana de Oftalmologia. A boa notícia é que a tensão dos olhos não causa danos duradouros e é facilmente evitável.

A melhor maneira de proteger seus olhos contra a tensão dos olhos é fazer pausas regulares usando a regra "20-20-20": a cada 20 minutos, mude os olhos para olhar para um objeto a pelo menos 20 metros de distância por pelo menos 20 segundos. Você também pode usar lágrimas artificiais para refrescar seus olhos quando eles se sentem secos.

Pule os óculos que afirmam proteger seus olhos contra a luz azul,por falta de evidências de que eles são eficazes. A Academia não recomenda nenhum óculos especial de bloqueio de luz azul para uso de computador.

A luz azul pode impedi-lo de dormir

A luz azul afeta o ritmo circadiano do corpo, nosso ciclo natural de vigília e sono. Durante o dia, a luz azul nos acorda e nos estimula. Mas muita exposição à luz azul tarde da noite do seu telefone, tablet ou computador pode dificultar o sono.

É por isso que o Dr. Khurana recomenda que você tente limitar seu tempo de tela nas duas ou três horas antes de ir para a cama. Você também pode experimentar configurações noturnas em seus dispositivos para minimizar a exposição à luz azul à noite.

Você tem mais exposição de luz azul do sol do que suas telas

Embora as pessoas frequentemente associam luz azul com computadores e telefones, a maior fonte de luz azul é a luz solar. Outras fontes incluem luz fluorescente, lâmpadas fluorescentes compactas e luz LED. A exposição à luz azul das telas é muito menor do que a quantidade de exposição do sol. Também não é mais prejudicial do que a luz azul do sol, diz o Dr. Khurana.

A exposição excessiva à luz ultravioleta do sol aumenta os riscos de doenças oculares, incluindo cataratas, crescimentos no olho e câncer. Sabemos menos sobre luz azul. Seus efeitos ainda estão sendo pesquisados.

Alguns estudos sugerem que a exposição suficiente à luz solar em crianças poderia afetar o crescimento e o desenvolvimento de sua visão. Não obter sol suficiente também poderia aumentar o risco de miopia (miopia) em adolescentes e adultos jovens, sugere um estudo recente.

A conclusão, diz o Dr. Khurana, é que tomar medidas preventivas contra a luz azul, embora não haja evidências de danos, pode ser mais prejudicial do que a própria luz azul. "É prematuro tomar medidas preventivas contra a luz azul — pode haver consequências não intencionais", diz ele.

 

Fonte: Academia Americana de Oftalmologia

 https://www.aao.org/eye-health/tips-prevention/should-you-be-worried-about-blue-light (acesso 18/04/2021)

Escrito por: Celia Vimont

Revisado por: Rahul Khurana, MD

Editado por: Vered Hazanchuk

10 de março de 2021

Copyright Geraldo de Barros Ribeiro